sábado, 6 de outubro de 2007

Prelúdios do Meta-Blog do Z.E.H. - parte II

Um segundo momento importante como antecedente do Meta-Blog do Z.E.H foi a indignação com que recebi esta notícia:

Plutão perde status de planeta

A decisão da União Astronômica Internacional surpreendeu a todos - até porque havia a aparente tendência de elevar, e não restringir, o número de planetas do Sistema Solar. Seriam incluídos Xena - um planetinha além de Plutão -, Caronte - que já não era considerado uma "lua" de Plutão -, e Ceres - o maior dos asteróides do Cinturão. Mas aí, na hora de ponderar os critérios que definiriam o conceito de "planeta", surgiu a idéia de "dominância orbital" - e aí dançaram não só os candidatos a planeta, mas sobrou também pro Plutão.

Instantaneamente lancei entre meus colegas o movimento "Cidadania para Plutão", por meio de uma comunidade do Orkut. Tá lá:

"Em uma decisão claramente discriminatória, a comunidade científica internacional rebaixou o status de Plutão, que perdeu sua cidadania planetária.
Tal atitude é motivada pelo medo do DIFERENTE - sua órbita não se encaixa nos padrões; pelo medo do que está na PERIFERIA; e pelo desprezo aos MENORES e aos CARENTES - Plutão não tem posses, digo satélites.
O ocorrido se torna ainda mais revoltante porque por meio dele fecham-se também as possibilidades de INCLUSÃO soberana e cidadã de outros corpos celestes, como Xena e Caronte.
Esta comunidade pretende ser um escoadouro para manifestações de repúdio a esta decisão xenofóbica e preconceituosa, bem como de discussão das suas consequências nefastas para a Humanidade: p.ex., o que acontecerá com os milhões de pessoas que ficarão sem rumo, com seus mapas astrais tornados obsoletos de maneira repentina e arbitrária?
"

O movimento não "pegou". Na verdade, durou apenas até o répi-áuer seguinte, onde o debate sobre a questão foi intenso. Afinal, que interesses estavam por trás de tudo isso. Mais ou menos à uma da manhã, o grande filósofo paulistano Franco definiu a peleja:

"- Isso tem tudo a ver com a Doutrina Bush !!!
- Mas como? Por quê?
- Olha só, presta atenção. A kriptonita vem de Kripton. Os caras têm medo que o Irâ faça uma bomba com Plutônio. Então!

Kriptonita = Kripton!
Plutão = Plutônio!
Eixo do Mal !

Pau nesse cara! Digo, planeta."


Um lógica brilhante e irretocável. A partir daí, nos resignamos em esperar a próxima Conferência da UAI, que será no Rio de Janeiro, para protestar em praça pública!!

Axé!

PS: Dias depois, ficamos todos entre surpreendidos e apavorados com o discurso do Senador Heráclito Fortes no You Tube, acusando o governo de desviar R$ 7 milhões para a ONG "Amigos de Plutão". Apesar da expectativa que foi gerada, não chegou nenhuma mala de dinheiro na minha sala...ainda bem!

Um comentário:

Anônimo disse...

Zé, esse comentário é só pra lembrar que o "rebaixamento" de Plutão teve momentos ainda mais revoltantes e hilários. Parece que a mesa da conferência tinha uma proposta "inclusiva", que reconhecia os três outros planetas. Uma turba xenófoba mas minoritária derrubou a "tese-guia" em um momento em que o plenário da conferência estava mais ou menos vazio. A decisão foi tão confusa que Plutão saiu da conferência sem status definido - até pensaram em inventar uma categoria nova para enquadrá-lo: o planeta-anão... Em suma, tudo isso só pra recordar o casuísmo da decisão, digno das manobras regimentais no Congresso Nacional...